Realidade Virtual e Aumentada é tendência em treinamentos de RH

 In Treinamentos
Saiba como os recursos tecnológicos podem ajudar a sua empresa a qualificar melhor a equipe de profissionais

O treinamento e o desenvolvimento dos colaboradores são fundamentais para o sucesso dos negócios, principalmente em um cenário de mudanças rápidas como vivemos hoje em dia. Para isso, as empresas estão utilizando novos recursos tecnológicos para construir uma abordagem inovadora de aprendizagem nas organizações, com capacidade de gerar atualizações rápidas, criativas e, às vezes, até lúdicas, revisando sistemas de gestão de pessoas e planos de capacitação.

O uso da tecnologia vai muito além dos dispositivos móveis e das salas de videoconferência. As realidades virtual e aumentada estão cada vez mais sendo usadas. Essas tecnologias trazem vida nova ao conhecimento, ampliam a experiência neurológica e percepção sensorial, transformando o aprendizado em algo mais marcante e facilitando a fixação do conteúdo.

A realidade virtual (do inglês virtual reality ou VR) é um ambiente artificial criado por computador e apresentado ao utilizador de tal maneira que ele perceba esse ambiente como real. Ao transportar a pessoa para uma experiência ou outro lugar, aumentamos o processo de imersão, observação e a capacidade de interagir, fazendo com que o colaborador retenha melhor a informação e passe a ter um entendimento global do que está sendo proposto. A criação destes tipos de ambientes de simulação facilita a rápida absorção e o aprendizado, pois a simulação é praticamente idêntica à realidade.

No contexto de treinamentos, a realidade virtual é um termo relacionado ao uso de Simulação Virtual, para explorar um ambiente digital para treinamento, sem o risco e custo implícitos no mundo físico. Essa pessoa torna-se parte desse mundo virtual e, enquanto encontra-se inserido no ambiente, é capaz de manipular objetos, participar de um treinamento ou executar uma série de ações.

Mas qual a diferença entre realidade virtual e aumentada?

A realidade virtual (RV) pode ser definida como um ambiente virtual tridimensional que imita a realidade o mais próximo possível. Ela pode levar seu colaborador para longe do mundo onde está inserido para transportá-lo para qualquer outro lugar.

Já a realidade aumentada (RA), como o próprio nome diz, aumenta a realidade fornecendo informações digitais sobre o que o usuário está vendo. Ela interage com a realidade, emergindo informações visuais complementares.

A melhor tecnologia para um treinamento depende muito dos objetivos e do momento da empresa, e o que irá funcionar mais para o que está sendo proposto. Olhar para equipe e entender suas características através das gerações já é um grande começo. Entenda seus colaboradores e crie treinamentos que retenha sua atenção. Ao vivenciar a experiência do que está sendo ensinado, o aprendizado é mais profundo, e, os colaboradores serão capazes de aplicar mais facilmente o novo conhecimento na sua rotina.

É possível começar com soluções mais simples, mas já com conteúdo exclusivos em realidade aumentada, passando a projetos mais complexos e interativos com o uso de realidade virtual. Lembrando, sempre que essas tecnologias são apenas a ponta do iceberg, pois muitas inovações na área de treinamentos ainda estão por vir.

Ficou interessado e ainda tem dúvidas sobre como inserir as novas tecnologias nos treinamentos para sua empresa? Ou mesmo como elas podem ser utilizadas para apresentar os produtos em uma feira setorial, onde há tanta concorrência?

A PARTNER RH tem um portfólio de soluções e é especializada neste assunto. Estamos à disposição para atender seu projeto ou criar algo completamente novo junto com sua empresa para inovar e se diferenciar no mercado. Entre em contato com a nossa equipe!

Marcio Wiltemburg Alves – Diretor Executivo PARTNER RH

 

Recent Posts
Comments
  • Sr. WordPress
    Responder

    Olá, Isto é um comentário.
    Para excluir um comentário, faça o login e veja os comentários de posts. Lá você terá a opção de editá-los ou excluí-los.

Leave a Comment