Cargos e Salários: o que as empresas ganham com essa estrutura?

 In Recursos Humanos - RH
Muito mais que um benefício para seus colaboradores, o plano de cargos e salários traz inúmeras vantagens para a empresa

Profissionais motivados, processos bem definidos entre os mais diversos escalões da empresa, relação corporativa transparente e saudável – pautada em critérios objetivos para a promoção, além de uma melhoria na produtividade geral do negócio, são apenas alguns exemplos de como o plano de cargos e salários pode contribuir para sua empresa.

Alguns gestores acreditam que essa é uma estrutura que beneficia exclusivamente os colaboradores, que passarão a ter uma perspectiva de crescimento de carreira dentro da empresa. Mas, na verdade, o maior beneficiário desse tipo de ação é a própria organização, já que consegue reter mais talentos, ter profissionais mais engajados em busca de metas e objetivos traçados, pois através disso que podem buscar promoções e até mesmo migrar para outros departamentos dentro da empresa

Mas o que é o plano de cargos e salários?

Trata-se de um mecanismo no qual as regras de ascensão dentro da organização, assim como sua política salarial, estão previstas de forma clara e transparente. O plano depende dos objetivos e visões da organização, além de aspectos referentes à formação acadêmica, competências, experiência, iniciativa pessoal, proatividade, responsabilidade, horários, condições e riscos do trabalho.
Através dele, a empresa consegue identificar os talentos e aptidões de seus colaboradores, e a partir dessa avaliação, criará uma estratégia para alocar cada indivíduo no cargo em que ele pode ser mais produtivo.

Como vantagem para as empresas, com a implantação do plano de cargos e salários os profissionais se sentem mais motivados, deixando o clima organizacional mais agradável. Além disso, os colaboradores se sentem mais confortáveis para exercer suas funções, afinal, sabem que, na empresa onde trabalham, existe uma perspectiva de futuro e crescimento profissional.

Profissionais insatisfeitos, que sentem a carreira estagnada, tendem a buscar outra oportunidade, às vezes, na concorrência, levando para fora um conhecimento interno importante das empresas. Com profissionais motivados, é possível reduzir bastante o índice de rotatividade da empresa, algo que gera uma série de custos extras com demissões, recrutamento, treinamento e adaptação na nova função, além de garantir a produtividade do negócio e continuidade dos projetos.

Mas para garantir o sucesso da implantação do plano de cargos e salários, a empresa precisa primeiro desenhar o perfil de competências para os cargos estratégicos da empresa, conhecer as atribuições de cada cargo, utilizar as práticas salariais do mercado para equilibrar a remuneração dos funcionários, as responsabilidades e resultados esperados precisam ficar definidos de forma aberta, para assim, proporcionar o desenvolvimento profissional e a retenção dos talentos na empresa.

Se ainda está com dúvidas sobre como implantar um plano de cargos e salários na sua empresa, entre em contato conosco e conte com a nossa consultoria. Esta é nossa especialidade!

Marcio Wiltemburg Alves – Diretor Executivo PARTNER RH

Recent Posts

Leave a Comment