Entenda a importância de um processo seletivo bem executado

 In Recrutamento e Seleção
Mais do que nunca, contratar e reter talentos é, hoje, um processo estratégico para o sucesso das empresas

Entre as dificuldades de manter a alta performance e o sucesso no mundo dos negócios cada vez mais competitivo, realizar um processo seletivo é uma das tarefas mais exigentes. O mercado está mudando cada vez mais rápido, assim como as competências e habilidades desejadas e mesmo as profissões estão em processo de mudança.  Profissões novas surgem a cada dia e outras estão desaparecendo.

Encontrar a pessoa certa, para a vaga certa para ajudar as empresas a acompanhar a rapidez das mudanças e manter-se na liderança, exige uma visão estratégica de uma consultoria de recrutamento e seleção de talentos atualizada com as principais tendências de mercado, capaz de alinhar o momento da empresa, com a necessidade de mercado e o perfil do talento.

Outra questão é a inovação disruptiva que vem alterando mercados antes consolidados. É quando um produto ou serviço cria um novo mercado e desestabiliza as marcas que antes dominavam. É geralmente algo mais simples, mais barato do que o que já existe, ou algo capaz de atender um público que antes não tinha acesso ao mercado. Em geral começa servindo um público modesto, até que engloba todo o segmento.

É diante deste cenário que a PARTNER RH atua, com forte know how em identificar talentos com potencial para fazer a diferença na performance das empresas.  O grande desafio atual é encontrar pessoas capazes de impactar as organizações, não perdendo o time paras as mudanças e inovações necessárias.

Trabalhamos com processos seletivos bem executados que valorizam o fator humano, afinal, são pessoas que formam o principal diferencial das empresas, são elas que gerenciam estratégias, incentivam e supervisionam equipes, estabelecem metas e horizontes e tomam as principais decisões que influenciarão o futuro das organizações.

No processo seletivo bem executado, alguns passos devem ser seguidos. O primeiro deles é identificar as necessidades atuais da empresa e qual o perfil do profissional que a empresa busca? Quais conhecimentos e competências o futuro colaborador precisa ter? Qual perfil comportamental se encaixa no departamento e na sua empresa? Um dos erros mais comuns de empreendedores é sair contratando sem critério. Se a empresa não tem clareza sobre a vaga, dificilmente atrairá um perfil que contribuirá de fato com os rumos que a organização precisa tomar.

Depois deste levantamento, está na hora de divulgar a vaga e buscar os novos talentos. Em um país em crise, currículos de pessoas procurando uma oportunidade não vão faltar, mas é essencial que seja feita uma triagem e um recrutamento bem feito levando em conta todos os pontos definidos na primeira fase.

Feito isso, dá-se início ao processo seletivo e entrevistas, envolvendo também algumas ferramentas de testes de perfil comportamental. A experiência, olho clínico e foco total no candidato, faz toda a diferença, pois nada supera a impressão pessoal e “feeling” na hora de contratar a pessoa certa.  Maneira que o candidato se comunica, as expressões, como se comporta, quais são seus projetos pessoais e profissionais, tudo é observado. A utilização de novas tecnologias e perguntas que fogem do senso comum, ao mesmo tempo que intrigam, despertam o que há de melhor em cada talento e reduzem custos futuros de uma contratação de improviso, tornando as seleções mais efetivas e assertivas.

Depois de escolhido o melhor talento para fazer parte da sua empresa, é muito importante dar um feedback para os que não passaram no processo seletivo. Isso, mostra que a empresa tem respeito e gratidão por todos aqueles que se interessaram em fazer parte dela.

Sendo assim, durante todo o processo, o empresário deve ter claras as características de sua equipe. Deve conhecer suas necessidades, e como o novo profissional se encaixa nesta configuração. Um processo seletivo bem executado ajuda a identificar com maior precisão, rapidez e menores custos o profissional que atende perfeitamente ao momento da empresa.

A PARTNER RH utiliza estratégias apuradas para selecionar os profissionais mais adequados para cada vaga. Entre em contato com nossa equipe! Nossa maior especialidade é selecionar talentos, contratar a pessoa certa, para a vaga certa, para o momento que a empresa está vivendo.

Marcio Wiltemburg Alves – Diretor Executivo PARTNER RH

Recent Posts

Leave a Comment