O planejamento e a execução das ações de Recursos Humanos precisam estar alinhados com os setores e objetivos da empresa. De modo geral, isso é o que chamamos de Gestão Estratégica de RH. Se as pessoas que atuam na empresa não estão colaborando para alavancar resultados e alta performance de mercado, pode estar na hora de fazer uma reforma administrativa, aplicar capacitação e assessment. Desta forma identificamos habilidades e carências para efeitos de transferência, promoção e desenvolvimento profissional para ajustar competências humanas e organizacionais.

A PARTNER RH é a consultoria ideal para empresas que necessitam fazer uma reestruturação no setor de RH. Com uma equipe de consultores experientes em empresas de pequeno, médio e grande porte e por meio de análise de processos, estabelecemos prioridades para corrigir as falhas e aprimorar o desempenho desse setor dentro do contexto organizacional.

Através da consultoria, organizamos toda estrutura de Recursos Humanos, abrangendo os processos e subprocessos, implantação de políticas e procedimentos de RH, etapas de recrutamento e seleção, integração, treinamento e desenvolvimento, implantação e/ou readequação de cargos e salários, retenção de talentos, pesquisa de clima organizacional e avaliação profissional. Desta forma, oferecemos todo o suporte para empresas que desejam implementar, reestruturar ou melhorar o departamento de RH.

A estruturação de RH é dividida em cinco etapas:

A primeira etapa consiste em definir e implementar as políticas e procedimentos de RH, que serão formatados em um padrão de fácil visualização e divulgados para todos. Política de treinamento e desenvolvimento, código de ética, política de uso da internet e mídias sociais são alguns exemplos de políticas a serem definidas e implementadas nesta fase.

Após a implantação das políticas de RH, será feita uma verificação minuciosa da rotina diária de funcionamento da área de administração de pessoal, procurando possíveis gaps para que sejam rapidamente corrigidos. Após a realização e redimensionamento da equipe do departamento, é feito um levantamento do que poderá ser melhorado e corrigido nos processos atuais para evitar futuros processos trabalhistas, ou seja, a empresa passará a trabalhar sob uma perspectiva preventiva.

O próximo passo é verificar e melhorar a gestão de benefícios, com checagem de todo o processo envolvendo fornecedores e contratos existentes, além da operacionalização atual. Se necessário, realizaremos um benchmarking e busca das melhores práticas em empresas similares.

O quarto passo é implementar e estruturar a área de Cargos e Salários. Nesta etapa, iremos rever todas as descrições e reavaliar os cargos existentes, estabelecer critérios para promoção, regras para o recrutamento interno e realizar comparativos e preços de mercado com o objetivo de tornar a empresa mais competitiva. Essas medidas ajudam a diminuir o turnover, ou seja, a reter e atrair talentos, além de motivar os colaboradores a buscarem aperfeiçoamento para obter crescimento na empresa.

Por fim, será realizado o desenvolvimento de um RH mais estratégico. Para isso, serão feitas avaliações de desempenho através de PDI – Plano de Desenvolvimento Individual. Este plano consiste em um planejamento realizado com cada profissional, afim de que ele possa desenvolver sua carreira, como também as competências necessárias para assumir determinadas funções dentro da organização. O PDI identifica um plano de desenvolvimento profissional, bem como a necessidade de aplicação de coaching e de outros treinamentos internos.

Passar pelas 5 etapas de implantação de um departamento de RH competitivo melhora e acelera a alta performance das pessoas que fazem a diferença nas empresas. Caso seja detectada a necessidade de desenvolvimento de pessoas e coaching, a PARTNER RH mantém em seu  portfólio uma série de treinamentos, inclusive com o uso de realidade virtual e realidade aumentada, com propostas inovadores que se destacam na educação corporativa.